top of page

NOTÍCIAS


Entendendo a Lei nº 15.211/2025: A Adultização e a Proteção Integral de Crianças e Adolescentes
A proteção da infância e da adolescência é um pilar fundamental da nossa legislação, além de ser uma preocupação diária dos que atuam no Direito de Família. Recentemente, mais precisamente em 17 de setembro de 2025, houve a promulgação da Lei nº 15.211/2025, representando um marco significativo nesse compromisso, estabelecendo diretrizes claras para combater a adultização de crianças e adolescentes.

Camila Gomes Giacomeli
19 de set.3 min de leitura


TST reconhece a utilização dos registros de catraca para controle de jornada
A Justiça do Trabalho reconheceu recentemente que registros de catraca podem ser usados como prova para comprovar a jornada de colaboradores. No caso analisado pelo TST, parte das horas extras solicitadas por um trabalhador foi negada porque os registros da catraca eletrônica mostraram horários diferentes dos que ele alegava.

Viviane Salgado Perin Laffranchi
17 de set.2 min de leitura


Responsabilidade Civil por Abandono Afetivo Inverso: Filhos que Desamparam os Pais Podem Pagar Indenização?
O dever de cuidado, carinho e amparo é uma via de mão dupla que se estende por toda a vida. Se a sociedade já reconhece o dever dos pais em relação aos filhos, uma nova e importante discussão ganha força nos tribunais brasileiros: a responsabilidade dos filhos para com seus pais idosos. Trata-se do abandono afetivo inverso.

Camila Gomes Giacomeli
15 de set.2 min de leitura


Análise Detalhada do Julgado: Legado de Renda Vitalícia (STJ - Informativo 856)
Primeiramente, é importante entender os conceitos. Em um testamento, uma pessoa (o testador) pode deixar um "legado", que é um bem ou um direito específico para alguém (o legatário). A "renda vitalícia" é uma modalidade de legado onde o legatário recebe pagamentos periódicos (geralmente mensais) por toda a sua vida. O objetivo é garantir o sustento ou amparo financeiro dessa pessoa.

Alberto Câmara Pinto
2 de set.3 min de leitura


STJ reconhece direito a pensão alimentícia “vitalícia” em favor de ex-esposa
Em recente decisão, a 3ª turma do STJ, no Recurso Especial nº 2.138.877/MG, relatado pela Ministra Nancy Andrighi, reconheceu o direito da ex-cônjuge virago a pensão alimentícia.

Camila Gomes Giacomeli
5 de ago.2 min de leitura


Pejotização: o que está em jogo para trabalhadores e empresas
Nos últimos anos, a “pejotização” tornou-se tema central nas discussões sobre relações de trabalho no Brasil. O termo refere-se à prática de contratar trabalhadores como pessoas jurídicas (PJ), em vez da tradicional carteira assinada regida pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Giacomelli & Giacomelli
5 de ago.2 min de leitura


REMOÇÃO DE INVENTARIANTE DE PROCESSO EXIGE INCIDENTE PROCESSUAL SEPARADO
Como isso não ocorreu em uma ação de inventário julgada pela 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça, o colegiado reconduziu um homem ao...
-
23 de jul.2 min de leitura


STJ IMPEDE AVERBAÇÃO DE PENHORA DE BEM DE FAMÍLIA
Com esse entendimento, a 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça afastou a averbação de uma penhora no registro de imóveis. O imóvel em...
-
23 de jul.2 min de leitura


SEM PRESENÇA DE TESTEMUNHA IMPRESCINDÍVEL, JÚRI TEM DE SER ANULADO, DECIDE STJ
Com base nesse entendimento, a 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça manteve por unanimidade a anulação de um júri em que uma...
-
23 de jul.2 min de leitura


HERDEIRO NÃO PRECISA JUSTIFICAR AÇÃO AUTÔNOMA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS EM INVENTÁRIO
Com esse entendimento, o colegiado negou provimento ao recurso especial de uma inventariante que pedia a extinção da ação de...
-
8 de jul.2 min de leitura
bottom of page